Espaço Artesão

O PROJETO

O projeto Espaço Artesão, desenvolve ações de capacitação artesanal e geração de renda com mulheres das comunidades dos bairros Bosques do Lenheiro, Mário Dedini, Jardim Gilda, Monte Alegre e Centro, na cidade de Piracicaba – SP.

Este programa possibilita a aprendizagem de técnicas de artesanato que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e de domínio de técnicas específicas para a criação de produtos com potencial de comercialização, tanto para os participantes como para o Instituto, incentivando assim, a prática do artesanato como alternativa de trabalho e geração de renda. O Projeto também promove a troca de experiências, integração e auto valorização dos participantes.
Esta rede de aprendizagem é fortalecida com ações e estratégias de apoio social e psicológico, onde a assistente social do Instituto atua como mediadora neste processo por meio de reuniões sócio-educativas e individual e com visitas domiciliares, quando necessário (Projeto Florescer – Espaço Artesão).

Como complemento, as mulheres participam de atividades educativas através de dinâmicas a cerca de assuntos pertinentes ao dia a dia das mulheres (estresse, TPM,..). Também realizam atividades físicas baseadas em técnicas orientais. Individualmente, as mulheres têm acompanhamento nutricional realizado por uma nutricionista.

PRINCIPAIS OBJETIVOS

  • promover a aquisição de conhecimentos e técnicas artesanais;
  • aprimorar as habilidades artesanais;
  • resgatar e fortalecer a autoestima;
  • gerar trabalho e renda para as participantes e para o Insituto RUMO;
  • desenvolver a consciência do trabalho voluntário.

A PRÁTICA DO TRABALHO

O projeto trabalha, basicamente, em três 3 linhas de atuação:

  • Oficinas pontuais, onde as participantes aprendem uma técnica específica de artesanato com desenvolvimento e finalização do produto;
  • Linha de Produção, onde as participantes são capacitadas em várias técnicas de artesanato, produzindo peças para a comercialização na loja do projeto;
  • Rede de voluntariado: voluntários que participam do projeto com a confecção de produtos contribuindo com a produção.

O QUE FAZEMOS

O projeto Espaço Artesão tem capacidade de confeccionar pequenas ou grandes quantidades de produtos artesanais customizados e de qualidade, destacando a originalidade e o cuidado com a combinação de cores, formas e texturas. O sucesso do projeto depende também da obtenção de , promovendo a sustentabilidade social de seu negócio e possibilitando a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto.
Além disso, o projeto possui experiência e estrutura para montagem de s, fortalecendo o aspecto social desses eventos.

DEPOIMENTOS DE PARTICIPANTES:

"Com os novos conhecimentos, consigo fazer em casa as peças para vender e cada vez que aprendo uma coisa nova vou fazendo e vendendo. Isso ajuda muito a minha renda familiar. Essa geração de renda, para mim, já é real!"

— Luciane, participante do projeto Espaço Artesão

"Excelente idéia! No projeto, me sinto valorizada. Chega a ser uma terapia… minha saúde melhorou muito. As novas amizades, as conquistas dentro do projeto, o aprendizado e a superação de conseguir fazer coisas que nunca achei que eu conseguisse fazer. Participar do projeto foi um passo importante e excelente na minha vida! Eu gostaria que mais pessoas tivessem a possibilidade de participar e conhecer esse projeto."

— Joana, participante do projeto Espaço Artesão